Nova turma: Inscrições a partir de 20/09/2021, fique atento/a!

Seja bem vindo(a) aos cursos abertos do IFG!

Se você é servidor ou estudante de cursos regulares do IFG, não precisa se cadastrar, basta acessar este Moodle com seu IFG-ID, assim como a maioria dos serviços que o IFG oferece! Depois de autenticado, você pode se inscrever e começar de imediato qualquer um dos cursos.

Se você não é servidor ou estudante regular do IFG, é necessário que você se cadastre no nosso Ambiente Virtual. Clique aqui e se cadastre! Logo após se cadastrar, volte aqui nesta página, clique no curso desejado e comece de imediato!

Atenção! Se você é estudante dos cursos técnicos do IFG, recomendamos que você se inscreva no curso de Ambientação para EaD, link para acesso: https://virtual.ifg.edu.br/course/view.php?id=30

Ementa: Definição de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. Conceitos e configurações importantes no Moodle. O que são os recursos e como criá-los. Como criar e configurar as principais atividades individuais e coletivas. Visão de estudante e de professor. Grupos, restrições, acompanhamento de conclusão, geração de certificados automatizados e os principais relatórios do Moodle. Recursos de feedback. Boas práticas na configuração da sala virtual. Modelos para disposição dos recursos e organização das atividades. Noções de acessibilidade.

Carga horária: 40h

Nível de dificuldade: Básico

Público-alvo: Servidores do IFG e profissionais da educação que necessitem criar e configurar salas virtuais para cursos, disciplinas, projetos no Moodle e outros fins educacionais.

Ementa: Introdução à Educação a Distância. Definição de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem de conceitos e configurações importantes do Moodle. Conhecer as principais características da sala de aula virtual e se familiarizar com as principais atividades oferecidas pelo Moodle. Conhecer os principais recursos de feedback e como ter acesso às suas notas.

Carga horária: 20h

Nível de dificuldade: Básico

Público-alvo: Estudantes, professores e iniciantes na modalidade

Ementa: Conceito de ensino híbrido e sua relação com as práticas de ensino nos dias atuais. Modelos de ensino híbrido: características e aplicabilidades. Planejamento da prática de ensino híbrido.

Carga horária: 20h

Nível de dificuldade: Básico

Público-alvo: Servidores do IFG, estudantes dos cursos de licenciatura do IFG e profissionais da educação.

Ementa: Educação de Jovens e Adultos: histórico e marcos legais. Inclusão social. O público EJA. Abordagens e concepções de ensino voltadas para a EJA. Didática e metodologias de ensino e aprendizagem para a EJA. A Educação a Distância e a integração tecnológica na Educação de Jovens e Adultos. A Educação a Distância como mecanismo de inserção social. Práticas pedagógicas utilizando as TDICs. Plano de ensino. Ferramentas e atividades do Moodle.

Carga horária: 30h

Nível de dificuldade: Básico

Público-alvo: Servidores do IFG, estudantes dos cursos de licenciatura do IFG e profissionais da educação.

Ementa: Conhecimentos básicos de hardware e software;  Aplicativos e Internet; Navegação e pesquisa na Internet; Principais programas do Windows; Editores de Texto; Práticas para navegação segura na Internet.

Objetivos: Compreender os componentes e funções básicas de um computador; Aprender como utilizar a Área de Trabalho, navegar, pesquisar, baixar arquivos na Internet; Conhecer os principais programas do Windows e características dos editores de texto; Aprender boas práticas para navegação segura na internet.

Carga horária: 20h

Nível de dificuldade: Básico

Público-alvo: Estudantes e iniciantes na modalidade

Atenção! Se você é estudante dos cursos técnicos do IFG, recomendamos que você se inscreva no curso de Ambientação para EaD, link para acesso: https://virtual.ifg.edu.br/course/view.php?id=30

Ementa: As diferentes mídias utilizadas na elaboração de materiais didáticos. Ferramentas web para produção de materiais digitais com ênfase nos aplicativos da suíte do Google e Office online. Introdução ao Canva. Aplicativos e ferramentas para produção de tutoriais.

Objetivos: Apresentar a diversidade e potencialidade educacional de diferentes ferramentas digitais na elaboração de materiais didáticos para a EaD; Explicitar os objetivos educacionais das ferramentas;

Carga horária: 20h

Nível de dificuldade: Básico

Público-alvo: Servidores, estudantes e demais pessoas que queiram conhecer mais sobre a produção de material didático para EaD.

Ementa: Sala de aula invertida: definição, surgimento e relação com o ensino híbrido. Aprendizagem Invertida. Motivação e desafios para inverter a sala de aula. Os momentos da sala de aula invertida. O tempo livre da sala de aula. Avaliação do aluno. O planejamento das aulas. Iniciando a sala de aula invertida.

Objetivos: Apresentar os princípios da sala de aula invertida, a motivação e desafios relacionados. Apresentar por onde começar a implementar a sala invertida no ambiente educacional. Propiciar possibilidades de planejamento da sala de aula invertida.

Carga horária: 20h

Nível de dificuldade: Básico

Público-alvo: Professores e demais profissionais que queiram entender mais sobre esse tipo de metodologia ativa.

Ementa: Educação a Distância: definição, breve histórico e legislação da EaD no Brasil. Particularidades da EaD e uso de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Leis, decretos e incisos que regulamentam a EaD.Principais momentos da trajetória histórica da EaD. Princípios que regem a docência online.

Objetivos: Compreender o conceito de educação a distância. Refletir sobre a docência on-line, seus desafios e possibilidades a partir das especificidades que caracterizam a EaD.  Compreender os decretos, as leis e os incisos que regulamentam a EaD. Conhecer a trajetória histórica da EaD. Refletir sobre os princípios norteadores da docência online e o uso das ferramentas digitais.

Carga horária: 20h

Nível de dificuldade: Básico

Público-alvo: Professores, estudantes de licenciatura e demais pessoas que queiram se aprofundar nos fundamentos da EaD.

Ementa: Introdução ao uso de videoaulas na prática pedagógica; conceitos e dicas para elaboração de material didático voltado às aulas em ambiente EaD; planejamento de uma videoaula/ elaboração de roteiro; gravação de videoaulas/ orientações técnicas e pedagógicas; edição básica de vídeo; publicação e compartilhamento de videoaulas.

Objetivos: Apresentar conceitos introdutórios sobre a criação de videoaulas voltadas para o EaD; Compartilhar dicas e orientações técnicas e pedagógicas sobre as videoaulas; Desenvolver o planejamento de uma videoaula, por meio de um modelo de roteiro; Promover uma aprendizagem sobre as etapas de gravação, edição e compartilhamento de uma videoaula; Produzir um trabalho em vídeo com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Carga horária: 20h

Nível de dificuldade: Básico

Público-alvo: Professores e profissionais que desejam compreender como produzir videoaulas para EaD

Ementa: Preparação de webconferências e aulas síncronas usando o Google Meet, Microsoft Teams e Webconf da RNP.

Objetivos: Refletir sobre o uso pedagógico de ferramentas de comunicação síncrona na EaD. Demonstrar a importância do planejamento pedagógico e conhecimentos técnicos básicos para a utilização das principais ferramentas de comunicação síncrona. Apresentar estratégias para o planejamento e preparação de aulas síncronas e webconferências com destaque para as possibilidades de realização da mediação pedagógica on-line. 

Carga horária: 20h

Nível de dificuldade: Básico

Público-alvo: Professores e demais profissionais que queiram se aprofundar nas estratégias para preparação e execução de webconferências

Pré requisito: Conhecimentos intermediários na plataforma Moodle (papel de professor/a). Recomendável ter concluído o curso de Formação para Docência no Moodle.

Ementa: O que caracteriza um MOOC? Por que criar e realizar um curso MOOC no Moodle? Planejamento do curso e organização do conteúdo. As configurações iniciais da sala virtual: parâmetros, blocos, canais de comunicação, separadores e informações importantes. Rótulos, orientações e organização dos tópicos. Materiais didáticos: página, livro, links e arquivos (os recursos no Moodle). Atividades formativas e avaliativas: questionário, fórum, base de dados, glossário; organização das notas e o certificado de conclusão. Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala. O dia a dia do curso no Moodle: sugestões e estratégias de acompanhamento.

Carga horária: 60h

Nível de dificuldade: Intermediário

Público-alvo: Servidores do IFG e profissionais da educação que necessitem criar e configurar Cursos MOOC no Moodle.