Docência no Moodle
Ementa: Definição de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. Conceitos e configurações importantes no Moodle. O que são os recursos e como criá-los. Como criar e configurar as principais atividades individuais e coletivas. Visão de estudante e de professor. Grupos, restrições, acompanhamento de conclusão, geração de certificados automatizados e os principais relatórios do Moodle. Recursos de feedback. Boas práticas na configuração da sala virtual. Modelos para disposição dos recursos e organização das atividades. Noções de acessibilidade.
Carga horária: 40h
Nível de dificuldade: Básico
Público-alvo: Servidores do IFG, estudantes dos cursos de licenciatura do IFG e profissionais da educação que necessitem criar e configurar salas virtuais para cursos, disciplinas, projetos no Moodle e outros fins educacionais.
Ambientação para Educação a Distância
Ementa: Introdução à Educação a Distância. Definição de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem de conceitos e configurações importantes do Moodle. Conhecer as principais características da sala de aula virtual e se familiarizar com as principais atividades oferecidas pelo Moodle. Conhecer os principais recursos de feedback e como ter acesso às suas notas.
Carga horária: 20h
Nível de dificuldade: Básico
Público-alvo: Estudantes, professores e iniciantes na modalidade
Educação Híbrida: Reflexão e prática
Ementa: Conceito de educação híbrida e sua relação com as práticas de ensino nos dias atuais. Modelos de educação híbrida: características e aplicabilidades. Planejamento da prática de educação híbrida.
Carga horária: 20h
Nível de dificuldade: Básico
Público-alvo: Servidores do IFG, estudantes dos cursos de licenciatura do IFG e profissionais da educação.
Educação de Jovens e Adultos mediada pelas TDICs
Ementa: Educação de Jovens e Adultos: histórico e marcos legais. Inclusão social. O público EJA. Abordagens e concepções de ensino voltadas para a EJA. Didática e metodologias de ensino e aprendizagem para a EJA. A Educação a Distância e a integração tecnológica na Educação de Jovens e Adultos. A Educação a Distância como mecanismo de inserção social. Práticas pedagógicas utilizando as TDICs. Plano de ensino. Ferramentas e atividades do Moodle.
Carga horária: 30h
Nível de dificuldade: Básico
Público-alvo: Servidores do IFG, estudantes dos cursos de licenciatura do IFG e profissionais da educação.
Informática Básica para o Estudo on-line
Ementa: Conhecimentos básicos de hardware e software; Aplicativos e Internet; Navegação e pesquisa na Internet; Principais programas do Windows; Editores de Texto; Práticas para navegação segura na Internet.
Objetivos: Compreender os componentes e funções básicas de um computador; Aprender como utilizar a Área de Trabalho, navegar, pesquisar, baixar arquivos na Internet; Conhecer os principais programas do Windows e características dos editores de texto; Aprender boas práticas para navegação segura na internet.
Carga horária: 20h
Nível de dificuldade: Básico
Público-alvo: Estudantes e iniciantes na modalidade.
Produção de materiais didáticos para a EaD: principais ferramentas
Ementa: As diferentes mídias utilizadas na elaboração de materiais didáticos. Ferramentas web para produção de materiais digitais com ênfase nos aplicativos da suíte do Google e Office online. Introdução ao Canva. Aplicativos e ferramentas para produção de tutoriais.
Objetivos: Apresentar a diversidade e potencialidade educacional de diferentes ferramentas digitais na elaboração de materiais didáticos para a EaD; Explicitar os objetivos educacionais das ferramentas.
Carga horária: 20h
Nível de dificuldade: Básico
Público-alvo: Servidores, estudantes e demais pessoas que queiram conhecer mais sobre a produção de material didático para EaD.
Sala de aula invertida: por onde começar?
Ementa: Sala de aula invertida: definição, surgimento e relação com o ensino híbrido. Aprendizagem Invertida. Motivação e desafios para inverter a sala de aula. Os momentos da sala de aula invertida. O tempo livre da sala de aula. Avaliação do aluno. O planejamento das aulas. Iniciando a sala de aula invertida.
Objetivos: Apresentar os princípios da sala de aula invertida, a motivação e desafios relacionados. Apresentar por onde começar a implementar a sala invertida no ambiente educacional. Propiciar possibilidades de planejamento da sala de aula invertida.
Carga horária: 20h
Nível de dificuldade: Básico
Público-alvo: Professores e demais profissionais que queiram entender mais sobre esse tipo de metodologia ativa.
Vai dar aulas on-line? Conheça os fundamentos da EaD
Ementa: Educação a Distância: definição, breve histórico e legislação da EaD no Brasil. Particularidades da EaD e uso de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Leis, decretos e incisos que regulamentam a EaD.Principais momentos da trajetória histórica da EaD. Princípios que regem a docência online.
Objetivos: Compreender o conceito de educação a distância. Refletir sobre a docência on-line, seus desafios e possibilidades a partir das especificidades que caracterizam a EaD. Compreender os decretos, as leis e os incisos que regulamentam a EaD. Conhecer a trajetória histórica da EaD. Refletir sobre os princípios norteadores da docência online e o uso das ferramentas digitais.
Carga horária: 20h
Nível de dificuldade: Básico
Público-alvo: Professores, estudantes de licenciatura e demais pessoas que queiram se aprofundar nos fundamentos da EaD.
Videoaulas para EaD: Por onde começar?
Ementa: Apresentar conceitos introdutórios sobre a criação de videoaulas voltadas para o EaD; Compartilhar dicas e orientações técnicas e pedagógicas sobre as videoaulas; Desenvolver o planejamento de uma videoaula, por meio de um modelo de roteiro; Promover uma aprendizagem sobre as etapas de gravação, edição e compartilhamento de uma videoaula; Produzir um trabalho em vídeo com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Carga horária: 20h
Nível de dificuldade: Básico
Público-alvo: Professores e profissionais que desejam compreender como produzir videoaulas para EaD.
Webconferências: os momentos síncronos na prática!
Ementa: Preparação de webconferências e aulas síncronas usando o Google Meet, Microsoft Teams e Webconf da RNP.
Objetivos: Refletir sobre o uso pedagógico de ferramentas de comunicação síncrona na EaD. Demonstrar a importância do planejamento pedagógico e conhecimentos técnicos básicos para a utilização das principais ferramentas de comunicação síncrona. Apresentar estratégias para o planejamento e preparação de aulas síncronas e webconferências com destaque para as possibilidades de realização da mediação pedagógica on-line.
Carga horária: 20h
Nível de dificuldade: Básico
Público-alvo: Professores e profissionais que desejam realizar aulas síncronas e webconferências.
Como desenvolver um curso MOOC no Moodle
Pré-requisito: Conhecimentos intermediários na plataforma Moodle (papel de professor/a). Recomendável ter concluído o curso de Formação para Docência no Moodle.
Ementa: O que caracteriza um MOOC? Por que criar e realizar um curso MOOC no Moodle? Planejamento do curso e organização do conteúdo. As configurações iniciais da sala virtual: parâmetros, blocos, canais de comunicação, separadores e informações importantes. Rótulos, orientações e organização dos tópicos. Materiais didáticos: página, livro, links e arquivos (os recursos no Moodle). Atividades formativas e avaliativas: questionário, fórum, base de dados, glossário; organização das notas e o certificado de conclusão. Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala. O dia a dia do curso no Moodle: sugestões e estratégias de acompanhamento.
Carga horária: 60h
Nível de dificuldade: Intermediário
Público-alvo: Servidores do IFG e profissionais da educação que necessitem criar e configurar Cursos MOOC no Moodle.